quarta-feira, 24 de junho de 2009

Curiosidade - Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho: a importância do feedback positivo

A palavra feedback já existe nos dicionários de português brasileiro. No Houaiss, ela é descrita como a reação a um estímulo, através de um efeito retroativo. A segunda definição é a de uma informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão.
O feedback é o que se diz a uma pessoa sobre sua conduta, ações e rendimento. É interessante notar que a palavra em inglês não tem uma conotação negativa – como muitas vezes uma avaliação tem em português. O feedback é encarado como parte de um processo de melhoria e auto-avaliação.
Esta atitude é justamente o centro das ações de um programa de Avaliação de Desempenho. Para avaliar as metas da empresa em relação aos objetivos individuais de cada funcionário é fundamental que todos compreendam a importância de cada passo da Avaliação de Desempenho, sendo o feedback um dos mais importantes.
Especialistas no processo de Avaliação de Desempenho apontam que para o avaliado, é importante estar aberto às críticas e entender que cada uma delas é feita com objetivo de que melhore em sua função. Já para o avaliador, é fundamental que ele seja acima de tudo ético e transparente e que tenha em mente que uma crítica é uma valiosa ferramenta de melhoria.
Para que a Avaliação de Desempenho funcione, é preciso que as pessoas envolvidas no processo compreendam o real sentido da palavra feedback, que é positivo, uma informação que serve para avaliar os resultados, sendo uma chance para repensar o comportamento, a imagem e descobrir como avançar na carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário