segunda-feira, 22 de junho de 2009

Conceitos de feedback

“Conceito: Idéia que uma pessoa faz de uma classe de objetos”.

Dicionário Aurélio.

“O sucesso das suas ações pessoais e profissionais dependem da sua maturidade emocional e do uso correto das atitudes por trás de alguns conceitos; um deles é o Feedback”.
“Carlos Alberto de Faria - Merkatus”.
1) Feedback são informações que obtemos acerca de nossas atitudes, comportamentos e desempenho, que nos indicam como impactamos os demais. É como olhar-se no espelho; assim como o espelho nos ajuda a melhorar nossa imagem, o feedback nos ajuda a melhorar nossas atitudes e comportamentos. Portanto, se queremos atingir nosso melhor desempenho,precisamos de feedback.
Liz Bittar consultora em Treinamento & Desenvolvimento.
Diferencial gestão e Rh – instituição de gestão empresarial.
http://www.diferencialbr.com.br/feedback.html
2 ) Feedback é um processo de ajuda mútua para mudanças de comportamento, por meio da comunicação verbalizada ou não entre duas pessoas ou entre pessoa e grupo, no sentido de passar informações, sem julgamento de valor, referentes a como sua atuação afeta ou é percebida pelo outro e vice-versa.
Jansen de Queiroz Ferreira é Diretor da Gestão Polifocal Consultoria,Treinamento e Mentoring. Formado em Administração e pós-graduado em Finanças e Recursos pela FGV, tem 25 anos de experiência como executivo de grandes empresas nacionais. Ministra treinamentos abertos e in company.
Comunidade de Rh
http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/artigos/091104 feedback_equipes.shtm
http://www.consultores.com.br/artigos.asp?cod_artigo=450
3 ) Conceito de Feedback em Relações Públicas: informação dada pelos consumidores/utilizadores, a leitura de estatísticas, a Reacção dos parceiros/concorrentes, a Atitude dos públicos internos e externos (opinião), enttre outros.
Blog Relações Públicas
http://www.brunoamaral.com/post/conceito-de-feedback/
4 ) Conceito de Feedback na Área de Recursos Humanos:O termo “feedback” na área de Recursos Humanos, é uma “informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão da mensagem”, “reação a um estímulo”.A definição é a que se encontra no Dicionário Houaiss Da Língua Portuguesa, na página 1319.
Carlos Alberto de Faria – Merkatus – Toque de Motivação – artigo “O Juízo De Valor E A Aceitação Do Próximo
http://www.umtoquedemotivacao.com/comunicacao/o-feedback-e-a-aceitacao-do-proximo
5 ) Conceito de Feedback como estratégia de aprendizado no ensino médico O conceito de feedback, informações usadas pelo sistema para seu ajuste, foi definido por engenheiros1. Na área educacional, feedback refere-se à informação dada ao aluno que descreve e discute seu desempenho em determinada situação ou atividade. O feedback gera uma conscientização valiosa para a aprendizagem, pois ressalta as dissonâncias entre o resultado pretendido e o real, incentivando a mudança; também aponta os comportamentos adequados, motivando o indivíduo a repetir o acerto2. Se a informação for capaz de causar mudança no padrão de desempenho observado, teremos um processo de aprendizagem1.
Revista Brasileira de Educação Médica Rev. bras. educ. med. vol.31 no.2 Rio de Janeiro May/Aug. 2007
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022007000200009&script=sci_arttext&tlng=enem
6 ) feedback não significa somente criticar quando as coisas não saem bem ou mesmo elogios exagerados. O feedback produtivo é fruto da crítica e do elogio oportuno e sincero, ou seja: no tempero certo. Um bom líder é aquele que se preocupa em dar feedback diário aos seus colaboradores.
Evaldo Costa Escritor, Consultor, Conferencista e Professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Administradores.com.br – portal da administração
http://www.administradores.com.br/artigos/o_poder_do_feedback/20387/
7) Feedback no processo de desenvolvimento da competência interpessoal, é um processo de ajuda para mudança do comportamento, é a comunicação a uma pessoa ou grupo no sentido de fornece-lhe informação sobre como a sua atuação esta afetando outras pessoas. Feedback eficaz ajuda o individuo ou grupo a melhorarar seu desempenho assim alcançar seus objetivos.
Texto extraído do livro desenvolvimento interpessoal: Treinamento em grupo , Feia Moscovici, Rio de janeiro, José Olympio Ed 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário